Nova identidade gráfica e corporativa do Município de Monção
A 24 de março de 2022, a Câmara Municipal de Monção, consciente de que para caracterizar um grande Município, só mesmo uma grande marca, apresentou e lançou a “Marca Monção”, no Cine Teatro João Verde. Uma marca nascida a partir das formas do nosso Património cultural e edificado, da união do nosso Povo, do sorriso de bem receber das nossas Gentes.
A nova identidade do Município de Monção é mais do que gráfica. Na sua essência, identifica Monção, ao mesmo tempo que organiza e comunica o Município, aglutinando a Câmara Municipal, as suas Áreas de Ação, os Serviços e Equipamentos Municipais.
Esta nova identidade traz consigo, também, uma assinatura com história e para história: Monção Deixa Marca. Por muitas vezes que Monção seja visitado, em todas elas Monção deixa marca. Foi esta a razão pela qual, a Câmara Municipal decidiu escolher esta assinatura, com o objetivo de a comunicar a todos e em todos os lugares.
Enquanto marca territorial única, de expressão contemporânea, que afirma uma realidade evidente, a “Marca Monção” assume-se não só como um verdadeiro instrumento de posicionamento, como também, pressupõe uma evolução na comunicação e na forma como Monção interage com os residentes e visitantes.
Por ser totalmente capaz de identificar Monção, de uma forma ímpar e incomparável, esta marca foi criada para, enquanto elemento de diferenciação e afirmação, perdurar no tempo. Indubitavelmente, para afirmar Monção como uma marca global.
Cliente
- Município de Monção
Ano
- 2022
Descrição
- Branding & Identidade
Intervenção
- Design Gráfico
- Design Editorial
- Ilustração
- Event Design
- Direção de Arte
Monção, o motivo que nos traz aqui
Monção é Monção. Não tudo, mas muito mais do que uma coisa só. Mais do que Vila Termal e Berço do Alvarinho. É tal como nós, feito de paradoxos. À sua maneira! Sempre com argumentos distintos e independentes, mas com um ponto em comum: o seu Povo.
Monção não é personagem, é palco! Quando não é visto no seu conjunto, sente-se, através das suas tradições, dos seus costumes, dos seus lugares, das suas paisagens e do seu povo, que lhe dão vida e o tornam belo e fascinante.
Monção é, na sua essência, as suas imortais Heroínas e lendárias Figuras Mitológicas. O seu Centro histórico e as suas Freguesias genuínas. O “terroir” único do seu singular Alvarinho e a sua Gastronomia exclusiva. As suas Águas Termais e os seus Rios atrativos. O seu Património invejável e as suas belas Paisagens. Os seus Eventos culturais e as suas Festas religiosas. O seu Povo, enquanto imagem de marca, que faz dela uma terra sem igual, uma das mais lindas terras de Portugal.
Como expressar, graficamente, o futuro de um Monção tão antigo?
Enquanto criadores, mais do que isso, monçanenses de alma e coração, fomos desafiados a criar algo novo. A criar, dada a necessidade evidente, uma nova identidade para o Município de Monção. Mais do que gráfica, capaz de, na sua essência, identificar Monção, ao mesmo tempo que organiza e comunica o Município, aglutinando a Câmara Municipal, as suas Áreas de Ação, os Serviços e Equipamentos Municipais.
Uma identidade obcecada em deixar marca, enquanto premissa fundamental, e fazer com que, Monção, esse cantinho minhoto, de encantos sem fim, nunca mais seja o mesmo. Indubitavelmente, deixe de ser o mesmo e seja colocado no lugar onde merece estar.
Para fazer a diferença, agarrámos em tudo o que sabemos. Para fazer melhor, em tudo o que nos fizeram saber. Porque de facto, desde os que conhecem aos que não conhecem Monção, passando por aqueles que pensam conhecê-lo, todos temos a sua marca, dentro de nós, e temos na sua marca a marca de todos nós.
Marca Monção. O símbolo.
Para caracterizar um grande município, só mesmo uma grande marca. Assim é a Marca Monção! Nascida a partir das formas do nosso Património cultural e edificado, da união do nosso Povo, do sorriso de bem receber das nossas Gentes.
A nossa marca, por ser totalmente capaz de identificar Monção, de uma forma ímpar e incomparável, foi criada para, enquanto elemento de diferenciação e afirmação, perdurar no tempo.
A sua representação gráfica, mais do que combinar tradição e contemporaneidade, e respeitar a história, não abdica da palavra “Monção”. Nela, Monção, na sua forma mais simples e pura, traja de forma icónica, com tipografia própria (Monsans), para transmitir, cá dentro e além fronteiras, porque deixa marca.
Uma marca como selo de qualidade.
Como Monção não é só Alvarinho e “Cordeiro à Moda de Monção”, a “Marca Monção” foi criada para ter uma aplicação transversal. Para além de identificar o Município de Monção, a Câmara Municipal, as suas Áreas de Ação, os Serviços e Equipamentos Municipais, ela poderá, se elevada a selo de qualidade, servir, futuramente, de garantia do nosso património, das nossas tradições, costumes e valores monçanenses e da promoção dos nossos recursos endógenos, possibilitando, assim, a identificação dos nossos produtos/serviços, bem como, da nossa oferta turística.
Um Claim com história e para a história.
Monção deixa marca. Por muitas vezes que Monção seja visitado, em todas elas Monção deixa marca. De mãos dadas com a tradição e a contemporaneidade, foi esta a razão pela qual, decidimos escolher esta assinatura, com o objectivo de a comunicar a todos e em todos os lugares.
Um novo Posicionamento, ainda mais diferenciador.
Apresentando-se como uma marca territorial única, de expressão contemporânea, que afirma uma realidade evidente – “Monção deixa marca” – a “Marca Monção” assume-se como o verdadeiro instrumento de posicionamento do Município.
Ao sacrificar a assinatura anterior, “Vila Termal. Berço do Alvarinho.”, a nova assinatura, “Monção deixa marca”, com um foco mais abrangente e uma nova abordagem, que envolve todas as valências e intervenientes do Município, pressupõe uma evolução na comunicação e na forma como o Município interage com os residentes e visitantes. Tudo isto será tido em conta e inspirará aquilo que se fará no futuro.
Uma marca com valor e Valores.
A Marca Monção é:
Autêntica. Muito mais, tem um estilo único, é exclusiva. Tendo em conta um certo número de casos existentes, pelo mundo fora, não é clichê falarmos sobre isto;
Simples. Em toda a sua essência e expressão. Na identidade, no discurso, na imagem, na comunicação;
Corajosa. Mostra aquilo de que somos feitos e identifica-nos, chamando as coisas pelos nomes. “Coca de Monção”, por exemplo, são mais do que nomes, fazem parte de nós, da nossa essência monçanense.
Respeitadora da história. Não só respeita a história, como a recria e reinterpreta, valorizando o património cultural, o saber fazer e o povo;
Afetiva. Porque Monção, verdadeiramente, deixa marca. Ver, sentir e acreditar;
Versátil. Ou inesgotável, dada a facilidade de uso, em todos os sentidos da sua comunicação.
Orgulhosa. Orgulhosamente bairrista, pela afeição e nunca pela limitação à terra. Queremos ser uma marca global, aberta a novos riscos e desafios.
Cliente: Município de Monção
Ano: 2022
Direção de Arte: MarkaBranka
Design Gráfico: Fábio Alves e Rafael Pereira
Copywriting: Márcio da Rocha
Motion Graphics: Creative Lemons
Produção de Vídeo: Stopline (Leonel Vieira)